Acessibiliddade na Educação Inclusiva a Partir dos Uso das TDIC´S
Palavras-chave:
Inclusão; Tecnologia Digital;, Mediação, AcessibilidadeResumo
A rápida progressão e inserção das tecnologias digitais no processo de ensino e de aprendizagem, tem redefinido métodos e proporcionado novas oportunidades aos estudantes. O que nos inquieta é saber se ocorre a incorporação de TDICs enquanto instrumentos mediadores no processo de aprendizagem de alunos com deficiências? Este artigo objetivou investigar a disponibilidade de TDICs como recursos de acessibilidade no processo de ensino e aprendizagem, de alunos com necessidades especiais. Trata-se de um estudo bibliográfico, a partir dos textos ofertados pela disciplina Inovação e TDIC na Educação no curso de Mestrado Profissional de Educação Inclusiva – PROFEI, no 2º semestre de 2023. Observou-se que na perspectiva da Educação Inclusiva, a integração das TDICs nas práticas sociais é fundamental, contribui para a inclusão de alunos com NEE desde que haja uma análise individualizada na escolha desses recursos envolvendo, escuta das necessidades de cada um dos alunos e ainda, prevenindo a evasão escolar.
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