Acessibiliddade na Educação Inclusiva a Partir dos Uso das TDIC´S

Autores

  • Hesdra Ferreira Ximenes Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Leila Pessôa da Costa Universidade Estadual de Maringá - UEM

Palavras-chave:

Inclusão; Tecnologia Digital;, Mediação, Acessibilidade

Resumo

A rápida progressão e inserção das tecnologias digitais no processo de ensino e de aprendizagem, tem redefinido métodos e proporcionado novas oportunidades aos estudantes. O que nos inquieta é saber se ocorre a incorporação de TDICs enquanto instrumentos mediadores no processo de aprendizagem de alunos com deficiências? Este artigo objetivou investigar a disponibilidade de TDICs como recursos de acessibilidade no processo de ensino e aprendizagem, de alunos com necessidades especiais. Trata-se de um estudo bibliográfico, a partir dos textos ofertados pela disciplina Inovação e TDIC na Educação no curso de Mestrado Profissional de Educação Inclusiva – PROFEI, no 2º semestre de 2023. Observou-se que na perspectiva da Educação Inclusiva, a integração das TDICs nas práticas sociais é fundamental, contribui para a inclusão de alunos com NEE desde que haja uma análise individualizada na escolha desses recursos envolvendo, escuta das necessidades de cada um dos alunos e ainda, prevenindo a evasão escolar. 

Biografia do Autor

Hesdra Ferreira Ximenes, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educaçâo Inclusiva - PROFEI; Bolsista Capes.

Leila Pessôa da Costa, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação  para a Ciência  e a Matemática pela UEM; Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá/UEM, Maringá/PR.

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Publicado

2025-10-11