A Educação Infantil no Período Pandêmico: Análise de Estudos Correlatos
Palavras-chave:
Educação Infantil, Pandemia, Revisão de Literatura, Políticas Públicas de EducaçãoResumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisa bibliográfica que objetivou compreender como a Educação Infantil se desenvolveu durante o ensino remoto emergencial e analisou os estudos correlatos para melhor compreensão do fenômeno. A revisão da literatura deu-se em bancos de dados da CAPES, do Banco Digital de Teses e Dissertações e da Scientific Electronic Library Online, além de pesquisas nacionais e internacionais, dentro do recorte histórico entre 2020 e 2022. As produções selecionadas pela semelhança com a temática educação infantil durante a pandemia estão organizadas em três grandes categorias, a saber: vulnerabilidade e desigualdade social; organização pedagógica no ensino remoto emergencial; e, políticas educacionais na pandemia. A análise de 21 trabalhos acadêmico-científicos possibilitou compreender os principais aspectos e desafios relacionados a educação infantil na pandemia: falta de planejamento e apoio dos governos e sistemas de ensino na implementação do ensino remoto; falta de políticas públicas para a implementação do ensino; ausência de apoio dos sistemas e de autonomia das escolas na tomada de decisões para a continuidade do ano letivo; falta de formação aos docentes para o uso das tecnologias digitais de interação; carência de infraestrutura nas escolas agravada com a reais condições domiciliares dos estudantes das classe populares. Conclui-se que, apesar das ações tenham garantido a continuidade das atividades e dos vínculos entre escola, família e crianças, as propostas pedagógicas por meio da educação digital não garantiu as interações e brincadeiras de crianças da educação infantil, como principal dimensão do eixo curricular para o desenvolvimento e aprendizagens nessa etapa da educação.
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