Burocracia de Médio Escalão nos Institutos Federais

Autores

  • Kelly Cristina Brito de Jesus Universidade da Cidade de São Paulo / UNICID
  • Maria do Carmo Cruz Universidade da Cidade de São Paulo / UNICID

Palavras-chave:

Implementação, Burocracia de Médio Escalão, Institutos Federais

Resumo

Com a pesquisa, objetivou-se identificar a Burocracia de Médio Escalão (BME) e o seu papel na implementação da Lei 11.892/2008, que criou os Institutos Federais (IFs) de Educação, Ciência e Tecnologia. A abordagem exploratória e de cunho qualitativo foi conduzida por meio de pesquisas bibliográfica e documental. Via de regra, pesquisadores do campo de implementação de políticas conceituam como BME os ocupantes de cargos intermediários entre o alto escalão e os agentes implementadores da ponta. Na literatura nacional, foram selecionadas pesquisas sobre o tema na educação e, mais especificamente, na educação federal, seguida de pesquisa documental na lei de criação e nos regimentos gerais de dez IFs para mapear a BME nessas instituições e o papel desse estrato na implementação da política. No estudo, foram categorizados os pró-reitores e diretores-gerais de campus, assim como os diretores administrativo e acadêmico, como atores da BME dos IFs. No entanto, investigou-se o papel apenas do diretor-geral. Os achados deste estudo evidenciaram a escassez de pesquisas sobre BME na educação e sua  incipiência na educação federal. Apontaram, ainda, para a necessidade de compor  uma agenda de estudos sobre BME nos IFs, pois são instituições estratégicas para as juventudes e o desenvolvimento em âmbitos regional e local. Não menos importante, a análise dos regimentos gerais dos institutos pesquisados revelou que há diferentes compreensões para o papel a ser desempenhado pelo diretor-geral de campus como componente da BME, nessas instituições.

Biografia do Autor

Kelly Cristina Brito de Jesus, Universidade da Cidade de São Paulo / UNICID

 Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID)  Instituto Federal Baiano (IF Baiano), Salvador (BA). Pedadoga na Pró Reitoria de Ensino. Doutoranda na Linha de Políticas Públicas.

Maria do Carmo Cruz, Universidade da Cidade de São Paulo / UNICID

Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo (SP). Professora do Programa de Pós Graduação  e no Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais. Doutorado em Administração Pública e Governo pela FGV/SP.

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Publicado

2025-10-11