Doutor(a), Eu Comi e Não Morri: Por que Não Dar ao Bebê?
Educação Alimentar Infantil à Luz de Paulo Freire e da Educação Popular
Palavras-chave:
Obesidade Pediatríca, Alimentação Complementar do Lactente, Paulo Freire, Educação Popular, Agentes Comunitários de SaúdeResumo
Paulo Freire (1921-1997) continua sendo uma figura influente na educação, inspirando a ruptura de paradigmas e a proposição de estratégias de ensino voltadas para a autonomia. Sua ênfase na Educação Popular valoriza a apropriação da palavra, da escrita e do pensamento crítico como atividades de desalienação diante de uma realidade oculta e de reprodução sistemática. No contexto da educação em saúde, essa abordagem pode contribuir significativamente para a melhoria das condições de vida da população. Esta pesquisa investiga a alimentação de lactentes, onde a introdução de alimentos açucarados e industrializados se tornou uma prática comum, contribuindo para o aumento da obesidade infantil. O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de intervenção educacional baseada na capacitação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), através de um produto educacional elaborado sob a forma de uma sequência didática inspirada nos princípios Freirianos. Os ACS, que realizam a conexão entre a comunidade e os serviços de saúde da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), têm o potencial de educar as mães sobre a alimentação adequada para lactentes. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida em duas fases: uma pesquisa bibliográfica, na modalidade de Revisão Integrativa, sobre práticas alimentares que contribuem para a obesidade infantil; uma pesquisa metodológica que subsidiou o desenvolvimento de um produto educacional, cuja aplicação e avaliação foram conduzidas de acordo com as recomendações do Comitê de Ética em Pesquisa (COEPs) sob o parecer CAAE n° 5.80.276. Os resultados demonstraram a eficácia do produto educacional como um recurso capaz de promover o conhecimento, estimular a curiosidade e a reflexão crítica, potencializando o papel dos ACS como educadores na comunidade atendida pela UBSF.
Referências
AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS (AAP). Pediatric Nutrition Handbook. 4. ed. United States of America: AAP, 1998. Disponível em: https://publications.aap.org/pediatrics/article-abstract/106/Supplement_4/1274/65882/American-Academy-of-Pediatrics-Recommendations-for?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 1 jul. 2023.
ARREDONDO, A.; LUGO, O. B. R.; OROZCO, E.; ROSA, C. P. T. de la. Breastfeeding and feeding practices in the first year of life and its association with overweight and obesity of children in Mexico. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, 21 fev. 2022, v. 21, p. 1109-1118. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-93042021000400009. Acesso em: 19 nov. 2022.
BESEN, C. B.; NETTO, M. de S.; DA ROS, M. A.; SILVA, F. W.; SILVA, C. G.; PIRES, M. F. A estratégia saúde da família como objeto de educação em saúde. Saúde e Sociedade, v. 16, n. 1, p. 57-68, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-12902007000100006. Acesso em: 20 mar. 2024.
BRASIL. Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil: 2011-2022. 1. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2011. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/plano_acoes_enfrent_dcnt_2011.pdf. Acesso em: 10 mar. 2024.
CARDOSO, Fátima Aparecida et al. Capacitação de agentes comunitários de saúde: experiência de ensino e prática com alunos de Enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 64, p. 968-973, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-71672011000500026. Acesso em: 10 fev. 2024.
CHAPARRO, M. P.; ANDERSON, C. E.; CRESPI, C. M.; WANG, M. C.; WHALEY, S. E. The New Child Food Package is Associated with Reduced Obesity Risk Among Formula-Fed Infants Participating in the Special Supplemental Nutrition Program for Women, Infants and Children (WIC) in Los Angeles County, California, 2003-2016. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, 10 fev. 2020, v. 17, p. 18. Disponível em: doi: 10.1186/s12966-020-0921-3. Acesso em 10 nov. 2022.
CHIARELLA, Tatiana et al. A pedagogia de Paulo Freire e o processo ensino-aprendizagem na educação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 39, p. 418-425, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e02062014. Acesso em: 10 fev. 2024.
DASGUPTA, Sayantani et al. Medical Education for Social Justice: Paulo Freire Revisited. Journal of Medical Humanities, v. 27, p. 245-251, 2006. Disponível em: https://einstein.elsevierpure.com/en/publications/medical-education-for-social-justice-paulo-freire-revisited-2 Acesso em: 10 fev. 2024.
FARIA, G. C. C. de; AZEVEDO, S. A.; ANDRADE, S. N.; OLIVEIRA, F. de. Alimentação e obesidade de crianças na fase pré-escolar: significados atribuídos pelos pais. Nursing São Paulo, 1 mar. 2021, v. 24, n. 274, p. 5389-5400. Disponível em: https://www.revistanursing.com.br/index.php/revistanursing/article/view/1324/1524. Acesso em: 02 fev. 2024.
FLORENCIO JÚNIOR, P. G.; PAIANO, R.; COSTA, A. dos S. Isolamento social: consequências físicas e mentais da inatividade física em crianças e adolescentes. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, 14 set. 2020, v. 25, p. 1-2. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14263. Acesso em: 04 fev. 2024.
FRANCO, D. L. A importância da sequência didática como metodologia no ensino da disciplina de física moderna no ensino médio. Revista Triângulo, v. 11, n. 1, 30 abr. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2664. Acesso em: 20 fev. 2024.
FREIRE, P. Educação e Mudança. 24. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.
GINGRAS, V.; ARIS, I. M.; RIFAS-SHIMAN, S. L.; SWITKOWSKI, K. M.; OKEN, E.; HIVERT, M. F. Timing of Complementary Feeding Introduction and Adiposity Throughout Childhood. Pediatrics, 1 dez. 2019, v. 144, n. 6, p. e20191320. DOI: 10.1542/peds.2019-1320. Acesso em: 10 nov. 2022.
GONSALEZ, P. S.; RETONDARIO, A.; BRICARELLO, L. P.; GONZÁLEZ-CHICA, D. A.; SILVA, D. A. S.; VASCONCELOS, F. de A. G. de. Exclusive Breastfeeding, Complementary Feeding and Association with Body Fat Excess Among Schoolchildren in Florianópolis, Santa Catarina, Brazil. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, mar. 2017, v. 17, p. 115-125. Disponível em https://doi.org/10.1590/1806-93042017000100007. Acesso em: 20 nov. 2022.
KAY, M. C. et al. Consumption of Obesogenic Foods in Non-Hispanic Black Mother-Infant Dyads. Maternal and Child Nutrition, 2018, v. 14, p. e12482. Disponível em: doi: 10.1111/mcn.12482. Acesso em 10 nov. 2022.
MENDEZ, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. de C. P.; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enfermagem, 2008, v. 17, n. 4, p. 758-764. Disponível em https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018. Acesso em: 19 nov. 2022.
MENNELLA, J. A.; JAGNOW, C. P.; BEAUCHAMP, G. K. Prenatal and Postnatal Flavor Learning by Human Infants. Pediatrics, 1 jun. 2001, v. 107, n. 6, p. e88. Disponível em DOI: 10.1111/mcn.12482. Acesso em: 20 mar. 2024.
MENNELLA, J. A.; SMETHERS, A. D.; DECKER, J. E.; DELAHANTY, M. T.; STALLINGS, V. A.; TRABULSI, J. C. Effects of Early Weight Gain Velocity, Diet Quality, and Snack Food Access on Toddler Weight Status at 1.5 Years: Follow-Up of a Randomized Controlled Infant Formula Trial. Nutrients, 4 nov. 2021, v. 13, n. 11, p. 3946. Disponível em doi: 10.3390/nu13113946. Acesso em: 20 mar. 2024.
MIWA, M.; VENTURA, C. O (des)engajamento social na modernidade líquida: sobre participação social em saúde. Saúde em Debate [online], v. 44, n. 127, 2020, p. 1246-1254. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-1104202012722. Acesso em: 20 mar. 2024.
MORGEN, C. S. et al. Breastfeeding and Complementary Feeding in Relation to Body Mass Index and Overweight at Ages 7 and 11 y: a Path Analysis Within the Danish National Birth Cohort. American Journal of Clinical Nutrition, 1 mar. 2018, v. 107, n. 3, p. 313-322. Disponível em DOI: 10.1093/ajcn/nqx058. Acesso em: 1 mar. 2024.
MUHSEN, K. et al. Associations of Feeding Practices in Early Life and Dietary Intake at School Age with Obesity in 10- to 12-Year-Old Arab Children. Nutrients, 19 jun. 2021, v. 13, n. 6, p. 2106. Disponível em DOI: 10.3390/nu13062106. Acesso em: 03 nov. 2022.
PAPOUTSOU, S. et al. Timing of solid food introduction and association with later childhood overweight and obesity: The IDEFICS study. Maternal and Child Nutrition, 2018, v. 14, p. e12471. Disponível em DOI: 10.1111/mcn.12471. Acesso em: 03 nov. 2022.
ROSENSTOCK, S. et al. Effect of a Home-Visiting Intervention to Reduce Early Childhood Obesity Among Native American Children. JAMA Pediatrics, 2021, v. 175, n. 2, p. 133-142. Disponível em DOI: 10.1001/jamapediatrics.2020.3557. Acesso em: 10 nov. 2022.
SARNI, R. O. S.; KOCHI, C.; SUANO-SOUZA, F. I. Childhood obesity: an ecological perspective. Jornal de Pediatria (Rio J.), 1 mar. 2022, v. 98, p. S38-S46. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.jped.2021.10.002. Acesso em: 15 mar. 2024.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO - SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL-VAN. O Diagnóstico Alimentar e Nutricional e sua importância para o enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis [Internet]. 2019 [citado 10 dez. 2022]. Disponível em: http://www.riocomsaude.rj.gov.br/Publico/MostrarArquivo.aspx?C=MbTZW7ymYx4%3D. Acesso em: 12 dez. 2022.
SIMON, V. G. N.; SOUZA, J. M. P. de; SOUZA, S. B. de. Aleitamento materno, alimentação complementar, sobrepeso e obesidade em pré-escolares. Revista de Saúde Pública, fev. 2009, v. 43, p. 60-69. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/tbHrvyfZY63NWK9RQSqJnYm/ Acesso em 10 fev. 2024.
SOUZA, M. T. de; SILVA, M. D. da; CARVALHO, R. de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, 2010, v. 8, n. 1 Pt 1, p. 102-106. Disponível em: DOI: 10.1590/s1679-45082010rw1134. Acesso em 10 fev. 2024.
SOUZA, S. de A. et al. Obesidade adulta nas nações: uma análise via modelos de regressão beta. Cadernos de Saúde Pública, 20 ago. 2018, v. 34, p. e00161417. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00161417 . Acesso em 10 fev. 2024.
SWINBURN, B. A. et al. The Global Syndemic of Obesity, Undernutrition, and Climate Change: The Lancet Commission report. The Lancet, 23 fev. 2019, v. 393, n. 10173, p. 791-846. Disponível em: doi: 10.1016/S0140-6736(18)32822-8. Acesso em 23 fev. 2024.
UGALDE, Maria Cecília Pereira; ROWEDER, Charlys. Sequência didática: uma proposta metodológica de ensino-aprendizagem. Educitec-Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 6, p. e99220-e99220, 2020. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v6ied.especial.992. Acesso em: 10 abr. 2024.
VASCONCELOS, C. M. R. de et al. Intervenções educativas na promoção da alimentação saudável em escolares. Revista de Enfermagem UFPE On Line, v. 12, n. 10, p. 2803-2815, 7 out. 2018. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-996980. Acesso em 21 mar. 2024.
WOO BAIDAL, J. A. et al. Childhood obesity prevention in the Women, Infants, and Children Program: Outcomes of the MA-CORD study. Obesity, 2017, v. 25, n. 7, p. 1167-1174. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28653498/ Acesso em 03 nov. 2022.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Infant and Young Child Feeding: Model Chapter for Textbooks for Medical Students and Allied Health Professionals. Geneva: WHO Press, 2009.
Publicado
Edição
Seção
A Revista Multitexto se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Multitexto, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.