Fisiologia Vegetal em Vídeos Didáticos: Uma Estratégia Pedagógica Decorrente da Pandemia do Covid-19

Autores

  • Gabrielle Brumatti
  • Job Antônio Garcia Ribeiro Universidade Federal do ABC - UFABC
  • Mariana Regina Gularte Rosa
  • Aline Andreia Cavalari

Palavras-chave:

Materiais Didáticos, Metodologias Ativas, Ensino de Fisiologia Vegetal, Ensino Remoto, Produção de Vídeos

Resumo

Durante a pandemia de COVID-19, o ensino passou por mudanças significativas em sua estrutura. Os professores universitários enfrentaram o desafio de adaptar suas disciplinas ao ensino remoto, incluindo aulas síncronas e assíncronas. Disciplinas práticas, como as relacionadas às Ciências, que exigem laboratórios e pesquisas de campo, enfrentaram dificuldades adicionais. O presente trabalho estabelece parâmetros através de um questionário, levando em consideração diferentes aspectos relacionados aos pontos positivos e negativos do uso de vídeos didáticos para o ensino de Fisiologia Vegetal. Os resultados apontaram para a relevância da estratégia na promoção da aprendizagem, destacando benefícios como a liberdade criativa dos estudantes e o desenvolvimento de competências. A proposta atingiu seus objetivos, proporcionando uma abordagem cativante e significativa para o ensino, ressaltando a importância de adaptar as metodologias pedagógicas ao contexto atual, reforçando a necessidade de promover experiências educacionais inovadoras e motivadoras para os estudantes, visando um aprendizado mais efetivo e impactante.

Biografia do Autor

Gabrielle Brumatti

Curso de Licenciatura Plena em Ciências - Universidade Federal de São Carlos - UNIFESP? Campus Diadema, Departamento de Ecologi e Biologia Evolutiva.

Job Antônio Garcia Ribeiro, Universidade Federal do ABC - UFABC

Universidade Federal do ABC.

Mariana Regina Gularte Rosa

Curso de Licenciatura Plena em Ciências - Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP/ Campus Diadema, Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva.

Aline Andreia Cavalari

Universidade Federal do ABC - UFABC

Referências

CHAROKAR, Kailash.; DULLOO, Puja. Self-directed Learning Theory to Practice: A Footstep towards the Path of being a Life-long Learner. Journal of Advances in Medical Education & Professionalism, v. 10, n. 3, p. 135–144, 2022. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35910513/>. Acesso em: 23 abr. 2024.

ENGIN, Marion. Extending the flipped classroom model: Developing second language writing skills through student-created digital videos. Journal of the Scholarship of Teaching and Learning, v. 14, n. 5, p. 12–26, 2014. Disponível em: <https://scholarworks.iu.edu/journals/index.php/josotl/article/view/12829>. Acesso em: 29 abr. 2024.

FALCÃO, Roberto Flores.; CAMPONAR, Marcos Cortez. Aprendizagem Ativa: Relato de Experiência de Produção de Vídeos por Alunos de Marketing. Revista Liceu On-Line, v. 8, n. 1, p. 92-111, 2018. Disponível em: <https://liceu.fecap.br/LICEU_ON-LINE/article/view/1786>. Acesso em: 24 abr. 2024.

FARIAS, Francisco Ramos de; DIAS, Mário José. Os desafios entre o ensino presencial e o ensino a distância: uma questão de cultura digital e de formação do educador. EaD em Foco, v. 1, n. 1, 2010. Disponível em: <https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/9>. Acesso em: 29 abr. 2024.

JORM, Christine; ROBERTS, Chris; GORDON, Christopher; NISBET, Gillian; ROPER, Lucinda. Time for university educators to embrace student videography. Cambridge Journal of Education, v. 49, n. 6, p. 673–693, 2019. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/0305764X.2019.1590528>. Acesso em: 23 abr. 2024.

JUNIOR, Carlos Roberto da Silveira. Sala de aula invertida: por onde começar? Pró-Reitoria de Ensino/ Diretoria de Educação a Distância, IFGO, Goiás, 2020.

JUSTO, Enrique; DELGADO, Antonio; LLORENTE-CEJUDO, Carmen; AGUILAR, Rocio; CABERO-ALMENARA, Julio. The effectiveness of physical and virtual manipulatives on learning and motivation in structural engineering. Journal of Engineering Education, v. 111, n. 4, p. 813–851, 2022. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jee.20482>. Acesso em: 29 abr. 2024.

LIU, Jie; CAO, Shiyuan; LIU, Xiangfeng; YE, Chengjin; SIANO, Pierluigi. Pre-class mode "flipped" again: Making videos instead of just watching them. Heliyon, v. 10, n. 6, 2024. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/38545130/>. Acesso em: 23 abr. 2024.

LIU, Quian; GEERTSHUIS, Susan; GLADMAN, Tehmina; GRAINGER, Rebecca. Student video production within health professions education: A scoping review. Medical Education Online, v. 27, n. 1, 2022. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35180045/>. Acesso em: 23 abr. 2024.

MAGNONI, Rosimeire; RODRIGUES, Luciana Paula Grégio d’Arce. A produção de vídeos como atividade estratégica e motivadora no processo de ensino-aprendizagem da botânica In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense: produção didático-pedagógica, 2016. Curitiba: SEED/PR., 2018. V.2. (Cadernos PDE). Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_bio_unioeste_rosimeiremagnoni.pdf>. Acesso em: 25 mai. 2024.

MUGUET, Diego de Souza; MELO, Sebastião Coelho de; CONRADO, Luciane Medeiros de Souza; SIQUEIRA, Ana Paula Legey de; TROTTA, Leonardo. Relato de experiência sobre a produção de vídeos para conjugação entre teoria e prática no ensino técnico em informática. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação, v. 5, n. 1, p. 53–62, 2020.

PEREIRA, Josias; KOVALSCKI, Adriana; SILVA, Jaqueline Antunes da; BRIGNOL, Josiane de Moraes; LINO, Viviane Peres de Jesus. A produção de vídeo como prática pedagógica no processo de ensino-aprendizagem. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 4, n. 8, 2018. Disponível em: <https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/565>. Acesso em: 23 abr. 2024.

SANTOS, Danielle Fernandes Amaro dos; CASTAMAN, Ana Sara. Metodologias ativas: uma breve apresentação conceitual e de seus métodos. Revista Linhas, v. 23, n. 51, p. 334–357, 2022. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/20185>. Acesso em: 23 abr. 2024.

SARDELA, Ana Maria Beatriz; COSTA, Patricia Souza; GOMES, Gilvania Souza. Teoria em Cena: a Produção de Vídeo como Instrumento no Ensino de Contabilidade. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), v. 11, n. 2, 2017. Disponível em: <https://www.repec.org.br/repec/article/view/1523.>. Acesso em: 29 abr. 2024.

. VICKERY, Anitra. Aprendizagem ativa nos anos iniciais do ensino fundamental. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2016.

VIEIRA, Kelmara Mendes; POSTIGLIONI, Gabrielle Fagundes; DONADUZZI, Géderson; PORTO, Caroline dos Santos; KLEIN, Leander Luiz. Vida de Estudante Durante a Pandemia: Isolamento Social, Ensino Remoto e Satisfação com a Vida. EaD em Foco, v. 10, n. 3, 2020. Disponível em: <https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1147>. Acesso em: 23 abr. 2024.

Publicado

2025-10-11