Gestão Escolar e Equidade Racial em Escolas de Ensino Médio
Palavras-chave:
Gestão Escolar, Ensino Médio, Equidade RacialResumo
Este artigo traz os resultados da dissertação “A promoção da equidade racial e a gestão escolar em escolas públicas de Ensino Médio”, apresentada em agosto de 2020 ao Programa de Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Cidade de São Paulo. O estudo teve como objetivo identificar e analisar a relação da gestão escolar com iniciativas comprometidas com o objetivo de ampliar a equidade racial. Para tanto, foram identificadas iniciativas voltadas à promoção da equidade racial em escolas do Ensino Médio, que participaram do II Edital Gestão Escolar para a Equidade - Juventude Negra, desenvolvido pelo Baobá – Fundo para Equidade Racial, pelo Instituto Unibanco e pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) entre os anos de 2016 e 2017. Além da literatura sobre gestão escolar, equidade e relações étnico-raciais analisou-se, sob a perspectiva da análise de conteúdo, resultados de entrevistas em profundidade realizadas com membros de equipes gestoras de escolas e representantes de organizações participantes do II Edital Juventude. A pesquisa demonstrou que a abordagem de questões étnico-raciais nas escolas pesquisadas ainda é um ponto sensível. Mesmo com a implementação da Lei 10.639/2003, que institui o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas da educação básica, o tema ainda aparece como marginal, discutido de forma isolada e pontual. Concluiu-se ainda que a gestão escolar pode cumprir um papel importante na promoção de ações que visavam a promoção da equidade, da mesma forma que o não engajamento destes atores fragilizam tais ações.
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