Notas Sobre Práticas Inclusivas e Pessoas com Deficiência nas Faculdades de Tecnologia
Palavras-chave:
Práticas Inclusivas, Faculdade de Tecnologia, Pessoa com DeficiênciaResumo
O presente artigo propõe articular uma revisão teórica sobre o conceito de práticas inclusivas, com o levantamento de dados de estudantes com deficiência das Faculdades de Tecnologia compreendidas na cidade de São Paulo, com vistas a oferecer subsídios para se pensar em estratégias inclusivas. Para isso, se encontra estruturado em duas partes. A primeira parte apresenta a associação do conceito de prática inclusiva (sobretudo Sasaki, 2006; Gimenez, 2022; Jovchelovitch, 2008; e Freire, 2019) com a fundamentação legal. A segunda parte traz o recorte do levantamento de dados de estudantes ingressantes e concluintes de setes unidades das Faculdades de Tecnologia, associando-se a alguns dados de todas as faculdades de tecnologia do Estado de São Paulo. Ao ilustrar o contexto social, estes dados apontam para a necessidade de adoção de práticas inclusivas em ambientes virtuais de aprendizagem, notadamente às pessoas com baixa visão.
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