Notas Sobre Práticas Inclusivas e Pessoas com Deficiência nas Faculdades de Tecnologia

Autores

  • Jucimara Moreira Santos Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Érica Seteffen Ramos Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Priscila de Lima Leite Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Roberto Gimenez Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Palavras-chave:

Práticas Inclusivas, Faculdade de Tecnologia, Pessoa com Deficiência

Resumo

O presente artigo propõe articular uma revisão teórica sobre o conceito de práticas inclusivas, com o levantamento de dados de estudantes com deficiência das Faculdades de Tecnologia compreendidas na cidade de São Paulo, com vistas a oferecer subsídios para se pensar em estratégias inclusivas. Para isso, se encontra estruturado em duas partes. A primeira parte apresenta a associação do conceito de prática inclusiva (sobretudo Sasaki, 2006; Gimenez, 2022; Jovchelovitch, 2008; e Freire, 2019) com a fundamentação legal. A segunda parte traz o recorte do levantamento de dados de estudantes ingressantes e concluintes de setes unidades das Faculdades de Tecnologia, associando-se a alguns dados de todas as faculdades de tecnologia do Estado de São Paulo. Ao ilustrar o contexto social, estes dados apontam para a necessidade de adoção de práticas inclusivas em ambientes virtuais de aprendizagem, notadamente às pessoas com baixa visão. 

Biografia do Autor

Jucimara Moreira Santos, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Mestranda em Formação de Gestores Educacionais pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID.

Érica Seteffen Ramos, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Doutoranda em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID.

Priscila de Lima Leite, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID.

Roberto Gimenez, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Doutor em Educação Física pela Universidade de São Paulo, USP. Coordenador do Curso de Educação Física e Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo, UNICID. 

Referências

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Publicado

2025-10-11