Percepções de Professores dos Anos Iniciais Acerca do Uso de Plataformas Digitais no Ensino de Ciências: Uma Proposta Exploratória de Análise

Autores

  • Claudio Wagner Lacatelli Universidade do Brasil (UB)
  • Leonardo André Testoni Universidade Federal de São Paulo/ UNIFESP

Palavras-chave:

Plataformas Digitais, Ensino de Ciências, Percepções Docentes, Anos Iniciais, Formação de Professores

Resumo

A utilização de plataformas digitais de ensino tem crescido nos últimos anos, bem como as lacunas acerca desse tema. O intuito deste artigo é analisar as percepções prévias de docentes, acerca dessas plataformas, antes de realizar um Curso de Plataformas Digitais para o Ensino de Ciências.  No tocante  aos  referenciais  teóricos, buscamos relacionar as recentes pesquisas em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, as TDICs. No referencial metodológico, realizamos Pesquisa Qualitativa, tipo Estudo de Caso.  Dentre essas percepções, analisamos 19 docentes, pedagogos, buscando por termos relevantes relacionados às plataformas digitais de ensino. Para tanto, utilizamos a pré-análise e Análise  Categorial,  a  fim  de  resgatar  as possíveis lacunas existentes nessa área. Como resultados, foram encontradas quatro categorias mais relevantes da utilização de plataformas digitais, como melhorar a comunicação, auxiliar e facilitar o processo de ensino e aprendizagem, sendo um importante repositório de conteúdos, Além disso, foi possível identificar possíveis lacunas nas formações dos docentes, para trabalhar as TDICs.

Biografia do Autor

Claudio Wagner Lacatelli, Universidade do Brasil (UB)

Mestrado e Doutorando em Ensino e História das Ciências e Matemática (UFBABC), Professor Tutor na Univesidade Brasil (UB), São Paulo, SP, Brasil. Email: claudio.locatelli@ufbac.edu.br

Leonardo André Testoni, Universidade Federal de São Paulo/ UNIFESP

Pós doutorado em Educação (PUC) e Doutorado em Educação - Ênfase em Ciências e Matemática (USP). PProfessor Adjunto e Pesquisador (UNIFESP), Diadema, SP, Brasil. Email: leonardo.testoni@unifesp.br

Referências

ARAÚJO, V.D.S. Khan Academy : possibilidades do uso do jogo como ferramenta de apoio pedagógico no ensino e aprendizagem de frações no ensino fundamental. Dissertação.Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. UNOPAR –Universidade Norte do Paraná. Londrina, 2017.

BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F.M. (Orgs.). Ensino Híbrido - Personalização e tecnologia na Educação. Porto Alegre : Penso, 2015.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BOY, F. C.B.; GARCIA, L. S. A importância de uma plataforma digital como suporte para aplicação da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas em sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 1, n. 2, p. 142-154, 2018.

CADENGO, E.S.N.; SANTOS, R.F.; GIANNELLA, T.R. Tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de enfermagem: uma revisão de literatura. In: Anais do XIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências; 27 set a 01 out 2021; Brasil - Remoto.

CÂNDIDO, P. Comunicação em Matemática. In: Smole, K.C.S.,& Diniz, M.I.S.V. (orgs.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre, RS : Artmed, 2001.

CRESWELL, J.W. Projeto de Pesquisa – Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre : Artmed, 2010

DUARTE, P.V.C. Plataforma khan academy: uma análise de suas potencialidades na visão de professores do ensino fundamental I de um Município do Interior de São Paulo. Dissertação. Mestrado em Educação e Ciências Humanas. Centro de Educação e Ciências Humanas. Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, 2018.

ESTEBAN, M.P.S. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre : AHGH, 2003.

GERHARDT, F; BEHLING, H. Plataformas digitais: um estudo sobre a interação e interatividade presentes nos meios digitais utilizados pela Wave Academia. 2014. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, XVI Congresso e Ciências da Comunicação na Região Sul, Joinville.

KAPP. A.M.; PIERSON, A.H.C. A utilização das tecnologias digitais no ensino a partir da visão de estagiários do curso de licenciatura em ciências biológicas. In: Anais do XIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências; 27 set a 01 out 2021; Brasil - Remoto.

LIBÂNEO, J.C,; PIMENTA, S.G. Formação de profissionais da educação: Visão crítica e perspectiva de mudança. Educação & Sociedade, ano XX, n. 68, Dezembro, 1999.

LOCATELLI, C.W. Atividades lúdicas no ensino de ciências: estudando a mobilização de saberes docentes de estudantes de Pedagogia. Santo André. Universidade Federal do ABC. Dissertação de Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática, 2016.

LOCATELLI, C. W. .; KOGA, T. L. .; PRADO, E. de A. .; TESTONI, L. A. .; LOCATELLI, S. W. . Khan Academy Platform and Mathematics education: what the research says. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 10, p. e4899108801, 2020.

LOCATELLI, C.W.; TESTONI, L.A. Formação de Professores e o Ensino de Ciências através da plataforma digital "Khan Academy". II. Congresso - Ciência é 10 - UFABC - UAB/CAPES. Youtube. 26 de junho de 2021. Disponível em: https://youtu.be/2kqV-_fAE-U . Acesso em : 06 jun. 2023.

LOCATELLI, C.W.; TESTONI, L.A.. Prefácio. In: TESTONI, L.; AZEVEDO, M. N.; TAHAN, S. P. (Orgs.) Práticas Docentes e Formação de Professores: possibilidades, ressignificações e encontros. Diadema: V&V Editora, 2022, p. 7. ​

LOCATELLI, C.W.; TESTONI, L.A.; LOCATELLI, S.W. Revisitando a utilização de plataformas digitais no ensino de ciências: uma proposta de revisão bibliográfica. Cuadernos de Educación Y Desarollo, v.15, n.4, p.3658-3683, 2023.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo : EPU, 2013.

MARTINS. A.S.; LOPES, P.T.C. Utilização das tecnologias digitais no ensino de ciências e matemática: uma revisão de literatura. In: Anais do XII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências; 25-28 jun 2019; Natal - Rio Grande do Norte.

OLIVEIRA, L.D. Utilizando ambientes virtuais no estudo da física de partículas: contribuições de uma visita ao CERN. In: Anais do IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências; 10-13 nov 2013; Águas de Lindóia - São Paulo.

PEREIRA, E.S.; LOPES, L.A. Territorialização das tecnologias digitais no ensino de ciências para uma aprendizagem rizomática. In: Anais do XII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências; 25-28 jun 2019; Natal - Rio Grande do Norte.

POLONINE, T.A.; AMBRÓZIO, R.M.; COELHO, G.R. Inserção das redes sociais na aprendizagem de conceitos físicos : análise da opinião dos estudantes sobre atividades em ambientes virtuais. In: Anais do IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências; 10-13 nov 2013; Águas de Lindóia - São Paulo.

ROSA, S.R.; MARTINS, S.A.; ESPÍNDOLA, M.B. Integração das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) ao ensino de ciências na perspectiva ativista. In: Anais do XIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências; 27 set a 01 out 2021; Brasil - Remoto.

SILVA, F.M.; SHIROMA, P.M.; SANTOS, A.M.R.; PITANGUI, C.G.OLIVEIRA. T.R.As potencialidades dos softwares educacionais no processo de alfabetização. Cuardenos de Educación Y Desarollo, v.15, n.4, p. 3171-3190, 2023.

TESTONI, L. A. Educação em Tempos de Pandemia: formação de professores para o ensino remoto. Youtube. 04 de agosto de 2020. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=AaG_oCg_IaY&t=100s . Acesso em 08 de julho de 2021.

TESTONI, L. A.; SANTOS ABIB, M. L. V. Caminhos criativos na formação inicial do professor de Física. Paco Editorial, 2014.

TESTONI, L. A., LOCATELLI, C. W., LOCATELLI, S. W., MARTORANO, S. A. de A., LIRA, M. A. D., JACOBUCCI JUNIOR, C. O ensino de densidade: estudo de caso envolvendo uma plataforma digital nos anos iniciais. Educação Química en Punto de Vista, 2023.

TESTONI, L.A.; PLACCO,V.M.N.; LOCATELLI,,S.W.;LOCATELLI,C.W. Finalidades Educativas Escolares: percepções de licenciandos em ciências sobre a escola na atualidade. Latin American Journal of Science Education, v.10,n.2, 2023. Disponível em: https://www.lajse.org/nov23/2023_22010_2.pdf. Acesso em: 09 abr.2024.

TESTONI, L.A.; LOCATELLI, S.W.; LOCATELLI,C.W.; PLACCO,V.M.N. Finalidades educativas escolares e conhecimento pedagógico de conteúdo científico: um estudo exploratório nos anos iniciais. Revista Tecné, Episteme y Didaxis, 2024. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/21012/13503. Acesso em: 09 abr.2024.

TRACTENBERG, L., BARBASTEFANO, R.; STRUCHINER, M. Ensino Colaborativo Online (ECO): uma experiência aplicada ao ensino da Matemática. Bolema, Rio Claro -SP, 23(37), 1037-1061, 2010.

VIEIRA JÚNIOR, I.; MELO, J. C. Utilizando as tecnologias na educação: possibilidades e necessidades nos dias atuais. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 4, p. 34301-34313, 2021.

Publicado

2025-10-11