Educação Híbrida na Universidade Nacional de Lanús, Argentina: Um Estudo de Caso Com Estudantes da Licenciatura em Ciência e Tecnologia dos Alimentos
Palavras-chave:
Educação Superior Híbrida, Melhoria Educacional, Percepção EstudantilResumo
O objetivo deste trabalho foi analisar o impacto da metodologia híbrida (MH) adotada na Licenciatura em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Nacional de Lanús (UNLa) no desempenho acadêmico no ano de 2022 e na percepção dos estudantes sobre essa modalidade pós-pandemia. Foi realizado uma análise documental dos relatórios de frequência (2017-2022) e uma pesquisa com 100 estudantes selecionados aleatoriamente, porém de maneira representativa, utilizando o Google Forms. Os resultados da análise documental indicaram uma tendência de aumento no desempenho acadêmico com a MH, embora o alto coeficiente de variação não tenha permitido associar estatisticamente a MH como a causa principal quando contrastada historicamente. A pesquisa revelou que 41,2 % dos estudantes avaliaram positivamente a flexibilidade de algumas aulas virtuais e a importância da autodisciplina. A satisfação geral média com a MH foi de 7,2, considerada satisfatória, mas com espaço para melhoria. Foi destacada a utilidade dos recursos audiovisuais, porém foram apontadas algumas dificuldades na navegação das salas de aula virtuais devido à organização do material. A análise SWOT revelou que o curso não está aproveitando todas as oportunidades disponíveis, nem apresenta um plano eficaz para mitigar ameaças, indicando a necessidade de otimizá-lo para estar em conformidade com a demanda atual de ensino e melhorar a percepção dos estudantes. Por outro lado, a análise destacou uma infraestrutura sólida da UNLa para implementar a MH no curso mencionado. Este estudo demonstra a importância do paradigma educacional no processo de ensino-aprendizagem, que os fatores que contribuem para o desempenho acadêmico são complexos e não se limitam à mudança de metodologia, e que é necessária uma formação docente contínua e consideração das particularidades de cada disciplina para abordar uma melhoria na qualidade da educação fornecida.
Referências
ACUÑA, M. Educación Híbrida: Transformando la Educación Tradicional. Evirtualplus, 2020. Disponível em: https://www.evirtualplus.com/educacion-hibrida/.
ALEXANDER, C. The Timeless Way of Building. Oxford University Press, 1979.
ALLISON, M.; KAYE, J. Strategic Planning for Nonprofit Organizations: A Practical Guide and Workbook. John Wiley & Sons, 2011.
ANDERSON, T. Theory and Practice of Online Learning. Athabasca University Press, 2008.
BARRÓN TIRADO, M. C. La Educación en Línea. Transiciones y Disrupciones. Educación y pandemia: una visión académica, pp. 66-74. Universidad Nacional Autónoma de México, Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación, 2020.
BATES, A. W. Teaching in a Digital Age: Guidelines for Designing Teaching and Learning. Tony Bates Associates Ltd, 2015.
BONK, C. J. The World Is Open: How Web Technology Is Revolutionizing Education. Jossey-Bass, 2009.
CANNELLOTTO, A. La Virtualización de las Universidades. Le Monde Diplomatique, n. 256, octubre 2020. Disponível em: https://www.eldiplo.org/256-las-luchas-por-la-tierra/la-virtualizacion-de-las-universidades/.
CHIROLEU, A. Expansión de Oportunidades, Inclusión y Democratización Universitaria. En: CHIROLEU, A.; SUASNABAR, C.; ROVELLI, L. (Eds.). Política Universitaria en la Argentina: Revisando Viejos Legados en Busca de Nuevos Horizontes. Buenos Aires, Argentina: Ediciones UNGS, IEC, 2012.
COTIGNOLA, M.; MARGUELICHE, J. C.; LEGARRALDE, M. Ingreso y Egreso en la FaHCE: Acciones de Fortalecimiento del Lazo Académico en los Extremos de las Trayectorias Estudiantiles. IV Encuentro Nacional de Servicios de Orientación Universitaria Hacia una Mirada Interdisciplinaria, La Plata, 2016. Disponível em: http://blogs.unlp.edu.ar/encuentroorientacionuniversitaria/files/2016/11/ponencias_trayectorias_estudiantiles.pdf.
COULON, A. A Condição de Estudante. A Entrada na Vida na Universitária. Salvador: EDUFBA, 2008.
DONOSO, S.; SCHIEFELBEIN, E. Análisis de los Modelos Explicativos de Retención de Estudiantes en la Universidad: Una Visión desde la Desigualdad Social. Estudios Pedagógicos, v. 33, n. 1, pp. 7-17, 2007.
EZCURRA, A. M. Igualdad en Educación Superior: Un Desafío Mundial. Buenos Aires: Serie Universidad Nacional de General Sarmiento IEC-CONADU, 2013.
FERREYRA, M. et al. Momento Decisivo: La Educación Superior en América Latina y el Caribe. Resumen. Banco Mundial, 2017.
GLASER, B.; STRAUSS, A. The Discovery of Grounded Theory: Strategies for Qualitative Research. Mill Valley, CA: Sociology Press, 1967.
HATTIE, J. Visible Learning: A Synthesis of Over 800 Meta-Analyses Relating to Achievement. Routledge, 2009.
LYNCH, K. The Image of the City. MIT Press, 1960.
MAGGIO, M. Mariana Maggio: La Inclusión Digital Puede Configurar la Agenda Educativa de los Próximos Años. Infobae, 2022. Disponível em: https://www.infobae.com/educacion/2022/05/02/mariana-maggio-la-inclusion-digital-puede-configurar-la-agenda-educativa-de-los-proximos-anos/.
MALAGUZZI, L. La Educación Infantil en Reggio Emilia. Barcelona: Rosa SensatOctaedro, 2001.
MARRADI, A.; ARCHENT, N.; PIOVANI, J. P. Metodología de las Ciencias Sociales. 14. ed. Buenos Aires: Emecé Editores, 2007.
MARZANO, R. J. The Art and Science of Teaching: A Comprehensive Framework for Effective Instruction. ASCD, 2007.
MINISTERIO DE EDUCACIÓN. (2021). Resolución N° 1556/2021. Buenos Aires.
PADUA, J. Técnicas de Investigación Aplicadas a las Ciencias Sociales. México: Fondo de Cultura Económica, 2018.
PANAIA, M. (Coord.). Abandonar la Universidad con o sin Título. Buenos Aires: Miño y Dávila; UTN-FRA, 2013.
PÉREZ LÓPEZ, C. Muestreo Estadístico: Conceptos. Madrid, España: Pearson Educación, 2005.
PORTER, M. Técnicas para el Análisis de los Sectores Industriales y de la Competencia. México: CECSA, 1998.
RÍOS SÁNCHEZ, Y. La Enseñanza Post Pandemia: Retos y Tendencias de la Educación Híbrida. Revista Plus Economía, v. 9, n. 2, pp. 107-112, 2021.
ROSE, D. H.; MEYER, A. A Practical Reader in Universal Design for Learning. Harvard Education Press, 2006.
ROSSO, M.; SORIA, M.; VAIRA, S. Desde el Desgranamiento Temprano a las Prácticas Docentes. Congresos CLABES, 2017. Disponível em:https://revistas.utp.ac.pa/index.php/clabes/article/view/1571. Acceso en: 04 mayo 2024.
SEMINARA, M. P.; APARICIO, M. T. Desercion Universitaria ¿Un Concepto Equivoco?: Revisión de Estudios Latinoamericanos sobre Conceptos Alternativos,Revista de orientacion educacional, v. 32, n.61, pp. 44-72, 2018.
SEMINARA, M. P. De los Efectos de la Pandemia COVID-19 sobre la Deserción Universitaria: Desgaste Docente y Bienestar Psicológico Estudiantil. Revista Educación Superior y Sociedad, v. 33, n. 2, pp. 402-421, 2021.
SIEMENS, G. Connectivism: A Learning Theory for the Digital Age. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, 2005.
TAYLOR, A. Inclusive Education: A Practical Guide to Supporting Diversity in the Classroom. Routledge, 2015.
THOMPSON, A. Dirección y Administración Estratégicas: Conceptos, Casos y Lecturas. México: McGraw-Hill, 1998.
VYGOTSKY, L. Pensamiento y Lenguaje. Barcelona: Paidós Ibérica, 1988.
Publicado
Edição
Seção
A Revista Multitexto se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Multitexto, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.